CEAC recebe doação de terreno da Prefeitura do Eusébio

Data de publicação: 13 de julho de 2021. Categoria: Notícias

Com 44.524 metros quadrados de área, o Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) nasceu de uma parceria público-privada entre a UFC, a Fundação Alphaville, a Prefeitura Municipal do Eusébio e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), assinada em 2004, visando “[…] desenvolver investigações em diversas sub-áreas de conhecimento aqüicola (nutrição, reprodução, genética) para aprimorar, desenvolver e transferir tecnologia para a criação de espécies de importância ecológica e econômica do ambiente marinho e costeiro, bem como o desenvolvimento de programas de educação ambiental” (Cláusula Primeira – do Objeto do convênio assinado entre as partes).

Para consolidar essa parceria, em 28 de junho de 2021 foi aprovado na Assembleia Legislativa da Câmara Municipal do Eusébio o Projeto de Lei Ordinária nº 61, que autoriza a doação do terreno em que se encontra o CEAC à UFC, uma unidade avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Com essa doação, o CEAC poderá ampliar suas pesquisas e trabalhar juntamente com a comunidade local. Como destacou a diretora do Labomar, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, em entrevista à UFC, “A doação desse terreno representa também uma grande contribuição ao futuro do desenvolvimento do setor de economia do mar na área de biotecnologia marinha no Estado do Ceará”.

Fonte: notícia UFC e CEAC.