Disciplina: Avaliação de impacto ambiental usando marcadores moleculares de petróleo

Data de publicação: 17 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

Do dia 17 a 22 de janeiro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, por meio do meet, irá acontecer a disciplina: Avaliação de impacto ambiental usando marcadores moleculares de petróleo, ministrada pelos professores dr. Rivelino Cavalcante, dr. André Oliveira e dr. Laércio Martins, no tópico de Fundamentos e técnicas aplicados a geoquímica do petróleo e no tópico Riscos à biota e à saúde humana, ministrada pelas professoras dra. Flavia Yamamoto (Unesp) e  dra. Ligia Santana (Unila).

Os interessados devem enviar e-mail para: rivelino@ufc.br.

Conteúdo:

Os compartimentos ambientais, mobilidade de contaminantes e forma de amostragem (solo, ar, água, testemunho)
O conceito de indicadores químicos e classes de poluentes ambientais
Fontes das principais classes de poluentes ambientais (orgânicos e inorgânicos)
Legislações ambientais (Brasil)
O conceito de marcadores orgânicos químicos e geoquímicos
A poluição por petróleo na costa nordestina
Introdução a métodos cromatográficos
Cromatografia gasosa unidimensional e bidimensional abrangente
Introdução à caracterização geoquímica de material fóssil
Avaliação de risco à saúde humana
Avaliação dos efeitos dos hidrocarbonetos de petróleo em organismos aquáticos através de biomarcadores