Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Feliz Natal!

Data de publicação: 25 de dezembro de 2020. Categoria: Notícias
Prezados alunos, técnicos, professores e instituições parceiras
“Sapience n’entre point en âme malivole, et science sans conscience n’est que ruine de l’âme.” Essa citação de Rabelais, “Ciência sem consciência nada mais é do que ruína da alma”, é retirada de uma carta de Gargântua, que escreveu, desde Utopia, a Pantagruel, o seu filho.  A citação é sobre o debate memorável a respeito dos vínculos entre a bondade e o conhecimento. Convida a pensar sobre a busca pelo conhecimento científico para o uso do bem, e deve fazer parte das nossas qualidades.
No âmbito da ciência, com a covid-19, foi ativada a maior rede de cooperação científica e tecnológica já conhecida, apresentando-se como um modelo de atuação em rede que uniu cientistas, organizações e países com um único objetivo: o de compreender a natureza da pandemia e afrontar todos os seus impactos – sociais, ambientais, econômicos, educacionais e, principalmente, na saúde.
Diante desse desafio, a comunidade científica desenvolveu ideias e projetos científicos e tecnológicos, demonstrando aos responsáveis políticos, aos empresários e à sociedade como um todo que a pesquisa deve ser uma aposta imprescindível para avançar na sociedade do nosso tempo.
O ano de 2020 será lembrado como o ano da covid-19, uma pandemia que tem gerado uma situação sem precedentes que mostrou a vulnerabilidade de nossa sociedade e também seu lado mais comprometido, solidário e responsável.
Em março, todos nós nos vimos obrigados a adaptar os métodos de docência presencial a atividades de ensino e aprendizado à distância. Tivemos que planejar e implantar soluções para problemas não previstos e superamos a situação sem renunciar ao ano acadêmico. Não fechamos, ficamos on.
E queremos agradecer o grande esforço que toda a comunidade acadêmica do Labomar – alunos, técnicos e professores – fez para adaptar-se à situação da pandemia. Todos podem se sentir orgulhosos de terem reagido como a sociedade esperava do nosso Labomar. Estamos convencidos que sairemos mais fortalecidos.
Estamos satisfeitos e orgulhosos do nosso trabalho, pois todo o esforço foi feito para encarar de maneira coesa, determinada e com coragem o propósito que se esperava.
Cumprimos a nossa missão, com todas as dificuldades, todos os erros e com todas as fragilidades inerentes ao momento atual, mas fomos completos com nossas ações acadêmicas, completos com nossos alunos, completos com a sociedade e completos como cidadãos.
Nós não encerramos os nossos projetos, nos solidificamos, nos tornamos grandes ao encarar os desafios postos, e agora temos pela frente importantes oportunidades.
O ano de 2020 foi um ano de tempestades. Mas como diz o ditado “mar calmo nunca fez bom marinheiro”, estamos no meio de uma tempestade, e vale a pena lembrar que depois da tempestade vem a bonança.
Lembramos também que o melhor plano de contingência é a ciência, é a curiosidade, a pesquisa, a inovação; pleitear pelas pessoas, pleitear pelo bem-estar de todos nós e de nossa sociedade.
Este Natal é uma etapa de esperança, é tempo de renascer, tempo de ser feliz, tempo de recomeçar, e queremos expressar nossos melhores desejos para as festas de Natal e Ano Novo, com a esperança de que o ano 2021 contribua para ser um mundo melhor, em que impere a conivência entre todas as pessoas, raças e nações e que esteja próximo o sonho de uma vida mais justa, em paz e com saúde.
Desejamos um merecido descanso. Nos encontramos em 2021 com novas oportunidades.
Boas Festas!
Acessar Ir para o topo