Labomar acolhe 1º Comité de Pilotage Stratégique et Scientifique IRD Brésil

Data de publicação: 11 de maio de 2022. Categoria: Notícias

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará acolheu, na sua sede, o 1º Comité de Pilotage Stratégique et Scientifique IRD Brésil (Comité de Gestão Estratégica e Científica do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento – IRD). O evento aconteceu durante toda a manhã de terça-feira (10), com início às 8h e encerramento às 12h, quando foi oferecido um coquetel aos convidados.

Como mais uma ação de internacionalização na UFC e com o intuito de fortalecer relações, esse evento teve como objetivo reunir os parceiros institucionais brasileiros e a governança, os departamentos científicos e as unidades de pesquisa do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD). O IRD é uma instituição pública francesa que “apoia um modelo original de parceria científica equitativa e ciência interdisciplinar, cidadã e de sustentabilidade comprometida com a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (IRD).

Esse momento foi dedicado a cada uma das nossas grandes temáticas: Nordeste, Amazônia e desigualdades, com a participação de nossa equipe de pesquisadores e parceiros

O vice-reitor da UFC, prof. Glauco Lobo, representando o reitor Cândido Albuquerque; a diretora do Labomar, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes; o coordenador de Inovação Institucional da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer) da UFC, Bruno Matos; e o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, deram as palavras de boas-vindas, e a abertura do 1º Comité ficou a cargo da diretora executiva adjunta do IRD, Corinne Brunon-Meunier. A profa. Maria Ozilea abriu o evento destacando a relevância de acordos de cooperação dessa natureza para projetar internacionalmente a UFC e formar recursos humanos com excelência. Por fim, após a Abertura, as apresentações dos vários parceiros.

O 1º Comité de Pilotage Stratégique et Scientifique IRD Brésil teve como organizador o professor do Labomar e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins, que é doutor em Engenharia Civil e Ambiental pela Cornell University, EUA.

Veja as fotos do evento no Flickr da UFC.

Confira aqui a programação do evento.