LABOMAR celebra Dia dos Oceanos com evento internacional; uso da tecnologia para observação dos mares foi tema central

Data de publicação: 9 de junho de 2021. Categoria: Notícias

“Exploração, Tecnologia e Ciência do Oceano: ontem, hoje e amanhã” foi o tema do evento internacional e on-line realizado, na manhã de terça-feira (8), pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Air Centre de Portugal, representados, respectivamente, pela diretora, profª Maria  Ozilea Bezerra Menezes, e pelo coordenador José Luiz Moutinho. O encontro celebrou o Dia dos Oceanos e teve como objetivo central debater o uso da tecnologia para a observação dos mares, disseminando o conhecimento científico e tecnológico de inovação e inteligência artificial.

Pela primeira vez o Brasil dedica uma década para a ciência oceânica. Na avaliação da coordenadora-geral de Oceano, Antártica e Geociências do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação e do Comitê Nacional para a Década dos Oceanos, Karen Silverwood-Cope, que também compôs a mesa de abertura, “com uma melhor evidência científica e do conhecimento tradicional disponível, a gente fortalece o sistema e as tecnologias, que não estão só na academia, mas também estão nas populações e comunidades tradicionais, para reverter os processos de uso e exploração degradantes do oceano e promover ações marinhas mais sustentáveis”.

Com representantes de Portugal, da África do Sul, dos Estados Unidos e do Brasil, a mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor da UFC, prof. Cândido Albuquerque, que enfatizou a importância da universidade no cuidado com os mares.

“Nós precisamos manter um planeta saudável para as próximas gerações. E, nessa tarefa, certamente às universidades está destinado um local muito específico dada a sua própria expertise. E a Universidade Federal do Ceará tem essa consciência e fará todos os esforços necessários para que, acima de tudo, haja uma conscientização da humanidade quanto à necessidade de tratarmos com amor e carinho nossos oceanos”, disse o reitor.

Compuseram ainda a mesa de abertura do evento o comandante da Capitania dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo Cruz, e o secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno. “As estatísticas mostram que cerca de 10 mil espécies marinhas terão morrido somente hoje por conta do lixo que chega deliberadamente ao mar. São oito milhões de toneladas de plástico lançadas ao mar todos os anos. Esse peso equivale a 57 mil baleias azuis.”, alertou o comandante.

Já o secretário Artur Bruno falou da expectativa em relação à Década dos Oceanos. “Nós acreditamos muito que essa década servirá não só de reflexão, mas de ação dos governos e da sociedade de uma maneira geral. Nossa expectativa é que possamos deixar um legado para as próximas gerações de cuidado com os oceanos”.

O evento teve continuidade com a sessão técnico-científica composta por palestra do presidente do Consórcio de Oceano dos Estados Unidos, Alan Leonardi. “O dia que estamos comemorando hoje, o Dia do Oceano, é reconhecido cada vez mais como importante para a sociedade. Os seres humanos dependem realmente dos nossos oceanos. Isso é cada vez mais claro hoje quando olhamos para a quantidade de estudos que são feitos sobre a exploração, a tecnologia e a ciência do oceano”, comemorou o palestrante.

A palestra foi seguida por debate mediado por Jerry Miller, referência mundial em estratégias da sociedade para mudanças climáticas e dos oceanos, com a presença de debatedores do Brasil, de Portugal, da África do Sul e dos Estados Unidos.

Fonte: profª Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) ‒ e-mail: ozilea@gmail.com

Notícia original