Labomar Live 2.0: Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente: Atlas e Planejamento Marinho no Ceará

Data de publicação: 14 de junho de 2021. Categoria: Notícias

O encontro virtual do projeto de extensão Labomar Live da próxima quarta-feira, 16 de junho, às 16 horas, no canal do YouTube do instituto, terá como tema o Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente: Atlas e Planejamento Marinho no Ceará.

Neste encontro, os pesquisadores irão debater como está sendo o processo de construção participativa do Atlas Marinho e do Planejamento Espacial Marinho do Ceará. O Programa Cientista-Chefe, criado na atual gestão da Funcap, tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Por meio dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou nos órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, dessa forma, dar mais qualidade de vida à população. O debate gira em torno da repercussão do atlas e do planejamento para a segurança alimentar das comunidades costeiras, dos setores da Economia do Mar (pesca, aquicultura, turismo, energia eólica, hidrogênio verde, dessalinização, cabos submarinos, entre outros) e da inovação azul.

A live tem a participação do geógrafo Eduardo Lacerda e da oceanógrafa Thaysa Portela, ambos pesquisadores do Programa Cientista-Chefe (Sema/Semace/Funcap), e a mediação da oceanógrafa e também pesquisadora do programa Daysiane Barbosa.

Projeto Labomar Live tem como objetivo criar espaços para a divulgação científica e discussões de temas relevantes nas áreas das Ciências do Mar e Ambientais.

Comissão Organizadora do Labomar Live:

Lidriana de Souza Pinheiro (docente)
Maria Ozilea Bezerra Menezes (docente)
Marcelo de Oliveira Soares (docente)
Abraão Ferreira Monteiro Andrade (técnico administrativo)
Zilton Guedes Ribeiro de Freitas (técnico administrativo)

O projeto de extensão Labomar Live acontece sempre às quartas-feiras, às 16h, no canal do YouTube do Labomar.