Labomar Live 2.0: Projeto RASTUM

Data de publicação: 22 de novembro de 2021. Categoria: Notícias
O encontro virtual do projeto de extensão Labomar Live da próxima quarta-feira, 24 de novembro, no canal do YouTube do instituto, terá como tema o Projeto RASTUM.
O projeto Rastreabilidade da cadeia de produção do atum: automação e inteligência artificial (RASTUM) tem como objetivo ampliar a competitividade da Economia do Mar. Esse projeto possibilitará o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade para a cadeia produtiva do atum, trazendo importantes avanços para o setor pesqueiro e para o estado.
Por meio da coleta e do monitoramento de dados estratégicos, as indústrias que beneficiam o atum poderão otimizar suas produções, bem como realizar uma gestão sustentável da pesca.
O projeto também inclui a capacitação de pescadores em boas práticas de manejo do pescado e como também observadores de bordo.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Observatório da Indústria; o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio); a Universidade Estadual do Ceará (UECE); e a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do LESC/DETI/CT, e com financiamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI/Digital).
Participam do debate virtual Carolina Feitosa (Labomar), Ozilea Menezes (Labomar), Rodrigo Porto (PRPPG/UFC), Guilherme Muchale (Fiec), Ozina Costa (Sindfrio), Carlos Flores (ABDI/Digital), Barbara Paiva (Labomar), Jarbas Silveira (LESC/UFC) e Samuel Câmera (UECE), com mediação do técnico administrativo do Labomar Abrãao Andrade.

Projeto Labomar Live tem como objetivo criar espaços para a divulgação científica e discussões de temas relevantes nas áreas das Ciências do Mar e Ambientais.

Comissão Organizadora do Labomar Live:

Lidriana de Souza Pinheiro (docente)
Maria Ozilea Bezerra Menezes (docente)
Marcelo de Oliveira Soares (docente)
Abraão Ferreira Monteiro Andrade (técnico administrativo)
Zilton Guedes Ribeiro de Freitas (técnico administrativo)

Link para acesso à live encontra-se na nossa Bio.