Labomar Live 2.0: Questões para um Observatório de Políticas Sul-americanas para a Década do Oceano

Data de publicação: 24 de maio de 2021. Categoria: Notícias

O encontro virtual do projeto de extensão Labomar Live da próxima quarta-feira, 26 de maio, às 16 horas, no canal do YouTube do instituto, terá como tema as questões referentes às políticas públicas para a década do oceano.

A Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável foi apresentada pela ONU em diferentes reuniões em todo o mundo, assim situando o Brasil na reunião do Atlântico Sul. Nessa região do globo, países em desenvolvimento e menos desenvolvidos apresentam uma dependência de países desenvolvidos para operarem no oceano, sofrendo, dessa forma, dificuldades relacionadas a questões-chave da década, como o controle da contaminação ambiental, as desigualdades regionais na distribuição e gestão de recursos, a iniquidade de gênero, a falta de comunicação da importância do oceano para o cidadão comum e a necessidade de formação de recursos humanos, entre outras que resultam da escassez de políticas públicas que minimizem esses aspectos e facilitem a implantação dos objetivos da década.

Um levantamento dessas questões com a visão de um observatório de políticas públicas sul-americanas será debatido pela profa. Rozane Marins com a colaboração do pesquisador Marcos Pedlowski, professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense em Campos dos Goytacazes, RJ, e representante regional da América do Sul no Global Research Projetc Future Earth Coasts.

Projeto Labomar Live tem como objetivo criar espaços para a divulgação científica e discussões de temas relevantes nas áreas das Ciências do Mar e Ambientais.

Comissão Organizadora do Labomar Live:

Lidriana de Souza Pinheiro (docente)
Maria Ozilea Bezerra Menezes (docente)
Marcelo de Oliveira Soares (docente)
Abraão Ferreira Monteiro Andrade (técnico administrativo)
Zilton Guedes Ribeiro de Freitas (técnico administrativo)

O projeto de extensão Labomar Live acontece sempre às quartas-feiras, às 16h, no canal do YouTube do Labomar.

Acesse aqui o link para participar da live.