Histórico, Visão, Missão e Valores

Histórico

A Central de Cromatografia Ambiental e do Petróleo (CECAMP) foi criada em agosto de 2023 com o objetivo de auxiliar estudos ligados à análise e determinação das mais diversas classes de substâncias orgânicas e organometálicas consideradas contaminantes ou não, contribuindo, assim, para a formação de recursos humanos para produção de trabalhos acadêmicos, não limitados apenas a TCCs, dissertações ou teses.

Visão

Colocar o Labomar/UFC no hall das instituições de excelência em estudos ambientais que utilizam as técnicas cromatográficas.

Missão

Auxiliar em estudos ligados à análise e determinação das mais diversas classes de substâncias orgânicas e organometálicas consideradas contaminantes ou não, contribuindo para a formação de recursos humanos no horizonte acadêmico, porém não limitado apenas a TCCs, dissertações ou teses.

• Procurar inovar para a melhoria da qualidade e eficiência dos estudos;
  • Para alcançarmos nossos objetivos, contamos com uma equipe qualificada;
  • Excelência, respeito, organização, segurança, ética, responsabilidade social.

Importância para a sociedade

A relevância social da CECAMP se deve ao fato de que, com ela, significa a entrada do Labomar no hall das poucas instituições brasileiras em uma abordagem tão “poderosa” na ciência moderna, atuando em várias vertentes, como, por exemplo, no status de poluição e contaminação de várias classes químicas, como em poluentes orgânicos persistentes, contaminantes clássicos e os contaminantes emergentes, e nas mais diversas matrizes ambientais (sedimento, água e atmosfera), biológicas (tecido, sangue e líquido biliar) e óleos crus ou processados.