Histórico, Visão, Missão e Valores

Histórico

O Laboratório de Biogeoquímica Costeira (LBC) atua no Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) há 18 anos. Numerosos trabalhos já foram desenvolvidos graças aos projetos e seus participantes. Ao todo, foram defendidas 14 teses de doutorado, 39 dissertações de mestrado, 28 monografias de conclusão de curso e 16 estágios de pós-doutorado. Atualmente (ano de 2020), o laboratório conta com cinco teses de doutorado em andamento (sendo uma em cotutela com a Universidade de Toulon, na França), um mestrado em andamento, duas bolsas de IC Pibic e duas bolsas de monitoria/extensão.

Visão

Atuar no desenvolvimento científico e tecnológico do país, com ênfase na região Nordeste, em nível de excelência internacional, provendo estudantes de graduação e pós-graduação, assim como a comunidade científica, com as
melhores práticas em sua área de atuação e transferindo o conhecimento adquirido à sociedade visando ao seu crescimento e bem-estar social.

Missão

• Produzir conhecimento e formar recursos humanos voltados ao entendimento do transporte, da transformação e do destino de sedimentos, nutrientes, matéria orgânica e metais-traço do continente para o mar na costa nordeste brasileira e sua interação com as cadeias produtivas locais e processos naturais;
  • Subsidiar a construção de cenários ao desenvolvimento sustentado da região costeira diante das mudanças regionais e globais.

Valores

O LBC tem como valor basilar a igualdade de oportunidades a todos os envolvidos em suas atividades, com a observância dos padrões éticos e do método científico.

Importância para a sociedade

Em um cenário de alterações rápidas de condições ambientais com enorme potencial de impactar o bem-estar social e o desenvolvimento econômico do país e, em particular, do estado do Ceará, é fundamental guarnecer a sociedade com os conhecimentos científicos mais avançados e disponíveis objetivando o aumento da resistência e resiliência dos sistemas naturais e antrópicos, a fim de mitigar e adaptar-se aos impactos provocados por tais alterações.