Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Cedecam

Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam)

O Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (Cedecam) foi criado no ano de 1996 pela profa. Tereza Cristina Vasconcelos Gesteira e por seus estudantes e colaboradores, visando atender à demanda do setor da carcinicultura e formar mão de obra altamente qualificada na área. O Cedecam foi o primeiro laboratório brasileiro voltado para o estudo de enfermidades de camarão marinho, e ao longo de mais de 15 anos de história estendeu sua atuação na área de patologia de organismos aquáticos, incluindo peixes e moluscos.

Atua desde então realizando pesquisas sobre as principais enfermidades que acometem os camarões em ambiente natural e de cativeiro. O centro sempre esteve envolvido no suporte ao setor da carcinicultura, seja desenvolvendo pesquisa, seja acompanhando o desenvolvimento dos surtos que acometem o setor, seja formando alguns dos principais profissionais que atuam na área da patologia de camarões em nível nacional. Atua hoje também no acompanhamento de enfermidades que acometem a malacocultura e a piscicultura e desenvolve uma linha de genética molecular aplicada à pesca e aquicultura.

O Cedecam dispõe hoje de um Laboratório de Histopatologia, uma Unidade de Bioensaios e um Laboratório de Biologia Molecular que inclui, por sua vez, uma unidade de genotipagem e sequenciamento de DNA. A partir da revolução biotecnológica iniciada com a era genômica, o centro vem se transformando e incorporando novas tecnologias para o estudo, a análise e o controle de patologias. Tal proposta visa disponibilizar ao setor da aquicultura e pesca esses avanços por meio de pesquisa em campo, treinamentos, acompanhamento e suporte laboratorial, contribuindo ao mesmo tempo para a formação de pessoal técnico altamente qualificado em nível de graduação e pós-graduação.

Técnicas executadas

  • Bioensaios;
  • Biologia molecular (PCR, qPCR);
  • Histopatologia;
  • Exames a fresco.

Linhas de pesquisa

  • Histopatologia e diagnóstico molecular de enfermidades de organismos aquáticos;
  • Ecologia molecular de organismos marinhos;
  • Melhoramento genético em aquicultura.

Conheça o Cedecam: http://www.cedecam.labomar.ufc.br/

Exibir: subpáginas.
Acessar Ir para o topo