Lançamento virtual do livro Velas do Ceará: embarcações artesanais do litoral, de Miguel Sávio

Data de publicação: 17 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Será lançado em 20 de maio, às 19h30, o livro Velas do Ceará: embarcações artesanais do litoral, de autoria de Miguel Sávio de Carvalho Braga.

Miguel Sávio atuou por 16 anos na Marinha Mercante e, por 23 anos, exerceu a função de Assistente Técnico de Embarcações no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), trabalhando com os barcos de pesquisa Professor Martins Filho (1994-2015) e Argo Equatorial (2014-2016). Aposentou-se em 2016. É mestre em Engenharia de Pesca e doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fruto de experiências ao longo de tantos anos atuando na área, o livro descreve os tipos de embarcação a vela do litoral, abordando as características e os fatores que representam sua importância no contexto social, econômico, histórico, cultural, ambiental e da pesca artesanal marítima.

O lançamento acontecerá de forma virtual no canal do YouTube e contará com a participação da profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes, diretora do Labomar; prof. Artur Bruno, Secretário do Meio Ambiente do Ceará; e Heloisa Schurmamn, velejadora e ativista ambiental.

Fonte: prof. Fabio Matos e Miguel Sávio.