Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Ciências do Mar – Labomar

Área do conteúdo

Monitoramento do Peixe-leão


Monitoramento Participativo do Peixe-Leão no Litoral do Brasil

Peixe-leão (Pterois spp.)

Você está sendo convidado(a) para participar, como voluntário(a), em uma pesquisa científica que faz parte do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente. Caso você não queira participar, não há problema algum.

Para confirmar sua participação você precisará clicar no link do site do APP, ler um aviso e depois clicar em OK. Esse documento se chama Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Esse TCLE se refere ao projeto de pesquisa “Monitoramento Participativo do Peixe-Leão”, cujo objetivo é registrar ocorrência e acidentes dessa espécie invasora no Brasil. Essas informações vão ajudar em ações de manejo e pesquisa nos municípios, estados e no país.

A pesquisa será realizada por meio de um questionário on-line, constituído por 15 perguntas. Estima-se que você precisará de aproximadamente 5 minutos para responder ao questionário. A precisão de suas respostas é determinante para a qualidade da pesquisa e poderá adicionar uma foto do registro do peixe-leão.

Você não será remunerado, visto que sua participação nesta pesquisa é de caráter voluntário, porém relevante para o combate e monitoramento da espécie invasora. Caso decida desistir da pesquisa, você poderá interromper o questionário e sair do estudo a qualquer momento, sem nenhuma restrição ou punição.

Os pesquisadores garantem e se comprometem com o sigilo e a confidencialidade de todas as informações fornecidas por você para este estudo. Da mesma forma, o tratamento dos dados coletados seguirá as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei nº 13.709/18). Ressalta-se que o projeto foi aprovado no conselho do Labomar da UFC e cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

Para contatar um dos pesquisadores da pesquisa, você poderá encaminhar um e-mail: cientistachefesema@gmail.com (a qualquer momento) ou entrar em contato em horário comercial pelo WhatsApp do Observatório Costeiro e Marinho do Ceará (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h).

Telefone: (55) (85) 3366.7059 (somente para mensagens).

A distribuição espaçotemporal do peixe-leão (Pterois spp.) pode ser acompanhada usando mapas e gráficos interativos do dashboard disponível no link: https://monitoramentos.shinyapps.io/dashboard

Scaneie o QR code abaixo para acessar o aplicativo de monitoramento.

Link de acesso ao App: https://monitoramentos.shinyapps.io/Peixe-leao/

Nesta página é disponibilizado o link ou QR code do APP e um simples e rápido tutorial sobre como instalar este APP no seu celular para Android ou iOS.

Participe e compartilhe! Sua ajuda é bem-vinda!

Acessar Ir para o topo