Nota de pesar: professora Mariana Ferreira de Menezes

Data de publicação: 25 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

O Instituto de Ciências do Mar (Labomar) comunica, com grande pesar, o falecimento, na madrugada do dia 25, aos 99 anos, da professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC) Mariana Ferreira de Menezes.

A professora teve papel importante na criação do Labomar, juntamente com seu marido, o biólogo Rui Simões de Menezes. Por suas contribuições como pesquisadora no estudo do plâncton estuarino e marinho, o Laboratório de Plâncton do instituto deu o seu nome à coleção científica permanente do laboratório. Além de pesquisadora, a profa. Mariana foi escritora, publicando, em 2010, o livro Pirilampos: vivências, lendas e lembranças. A profa. Mariana será sempre lembrada pelo legado de contribuições significativas às ciências do mar e à história do Labomar e pela humanidade de sua pessoa.

O Labomar se solidariza com familiares, amigos e colegas pela partida da querida professora.