Sítio PELD/APA do Rio Pacoti

O sítio PELD CSB está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti. As atividades de campo e de divulgação científica irão utilizar as instalações da estação avançada de pesquisa (CEAC – Centro de Estudos Ambientais Costeiros) do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC). As atividades de pesquisa serão desenvolvidas nos ecossistemas costeiros semiáridos adjacentes ao estuário do Rio Pacoti e Rio Piranji, destacando-se estuários, tabuleiro pré-litorâneo, mangue, apicum, dunas, pradarias marinhas e barras arenosas na faixa de praia.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, que é uma Unidade de Conservação (UC) de categoria Uso Sustentável, foi criada por meio do Decreto nº 25.778, de 15 de fevereiro de 2000, e também está inserida em um Corredor Ecológico (Lei nº 25.777, de 15/2/2000), o que confere certo grau de proteção legal ao sítio PELD. O Rio Pacoti é a escolha ideal pelos indicadores supracitados de seleção (1 a 6) e o fato do aumento expressivo de sua área de manguezal (+ 47,8%) nos últimos anos, devido à colonização de áreas de salinas abandonadas, ilhas de acúmulo de sedimentos e áreas localizadas na parte mais interna do estuário relacionadas ao avanço da salinidade a montante e mudanças ambientais (Godoy, 2015). Essa APA abrange uma área de 2.914,93 hectares, inserida na Região Metropolitana de Fortaleza, capital do estado e uma das cidades mais densas do Brasil.