Pesquisadores do Labomar vencem edital do CNPq e desenvolverão ação inédita de divulgação científica

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2023. Categoria: Notícias

Pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará estão entre os vencedores da Chamada Pública nº 61/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujo resultado foi divulgado recentemente. Agora, uma equipe da unidade vai liderar um projeto de divulgação científica para o grande público.

A proposta intitulada “Universidade Azul na costa semiárida: divulgação científica e educação oceânica na Década dos Oceanos” foi uma das 10 vencedoras, entre mais de 70 projetos participantes da chamada. O grupo de pesquisadores receberá o aporte de R$ 387,9 mil para realizar atividades ao longo dos próximos 36 meses.

Imagem: Mergulhador próximo a corais e peixes, no fundo do mar (Foto: Marcus Davis/Divulgação)
A proposta coordenada pela UFC foi uma das 10 vencedoras, entre mais de 70 projetos participantes da chamada (Foto: Marcus Davis/Divulgação)

A UFC será a líder da rede Universidade Azul. Coordenados pela equipe do Labomar, integrarão o projeto 22 pesquisadores de diversas unidades da universidade (como o Departamento de Biologia e o Instituto de Cultura e Arte). Também fazem parte da iniciativa a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), o Hub Cumbuco (equipamento de inovação socioambiental localizado na Praia do Cumbuco, na Região Metropolitana de Fortaleza) e universidades internacionais como a Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) e a Universidade de Salento (Itália).

O projeto contará ainda com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para atividades de divulgação e popularização no Parque Nacional de Jericoacoara, o segundo parque mais visitado do Brasil, atrás apenas do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR – “Como coordenador estou bem animado com a ação. Precisamos fazer ciência de qualidade, mas também comunicá-la para a sociedade e melhorar a formação de gestores públicos. No projeto teremos vários bolsistas de cursos como Ciências Ambientais, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual e Oceanografia. Será legal essa interação entre diversas áreas do saber com foco na divulgação da importância social dos oceanos”, afirma o Prof. Marcelo Soares, docente do Labomar e coordenador da proposta.

Para Hortência Barroso, pesquisadora do Labomar e integrante do projeto Universidade Azul, “dentre os pontos mais fortes desta proposta está a equipe multidisciplinar e o uso de diferentes estratégias de divulgação científica, o que possibilitará atingir diversos públicos que podem ter interesses e conhecimentos distintos sobre o oceano”.

Conforme ressaltam os pesquisadores, a ação humana vem modificando os oceanos rapidamente, com graves consequências sociais, econômicas e ambientais, que colocam em risco a vida da humanidade e de todas as espécies do planeta.

Neste contexto, a proposta vencedora tem o objetivo de conectar uma rede transdisciplinar e multi-institucional na costa semiárida nordestina do Brasil à sociedade, usando comunicação social, divulgação científica e educação ambiental para promover o aprendizado sobre a importância sanitária dos oceanos. Dessa forma, o intuito é contribuir com “o oceano que queremos”, ideia central da Década dos Oceanos (2021-2030), proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

AÇÕES – Através de atividades de educação oceânica voltadas para público geral, professores, alunos de licenciatura, órgãos de gestão ambiental, entre outros, o projeto visa gerar mudanças de comportamentos e tomadas de decisões embasadas no conhecimento científico que resultem na conservação dos oceanos. Para isso, as ações ocorrerão em espaços de educação formal e não formal, como, por exemplo, o Museu do Mar (localizado em Parnaíba, no Piauí), o Parque Nacional de Jericoacoara e a Área de Proteção Ambiental do Rio Pacoti, situada entre os municípios de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza.

A Universidade Azul também ofertará cursos para professores dos estados brasileiros e alunos de licenciatura, bem como oficinas para gestores públicos. Além de exposições fixas e itinerantes, haverá ainda uma ampla produção de conteúdos digitais para uso em salas de aula e plataformas de redes sociais digitais.

SAIBA MAIS – A Universidade Azul é resultado do fortalecimento da rede de colaboradores de três estados da costa semiárida (Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte) e do exterior, a partir do programa Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) Costa Semiárida do Brasil – financiado pelo CNPq e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Fonte: prof. Marcelo Soares, coordenador do projeto – e-mail: marcelosoares@ufc.br.

Notícia original do portal da Universidade Federal do Ceará (UFC) publicada em 8/2/2022.