Prointer e Labomar traçam planos institucionais de internacionalização

Data de publicação: 22 de dezembro de 2020. Categoria: Notícias

A Prointer e o Labomar, em reunião com o reitor Cândido Albuquerque, traçam planos institucionais de internacionalização em reunião no último dia 16 de dezembro de 2020.

Os temas discutidos foram:

• Convênio com a Universidade de Salento (Unisalento), na Itália, consolidando as parcerias já existentes e prospectando novas possibilidades na pós-graduação e graduação.
  • Ações no contexto de universidade de classe mundial associadas aos cursos de graduação e pós-graduação do Labomar.
  • Estratégias para atrair a atenção de discentes e docentes estrangeiros para o Labomar/UFC.
  • Promoção da presença internacional no Labomar/UFC.
  • Oferta de cursos de natureza virtual que promovam parcerias de capacitação e a criação de “hubs” educacionais.
  • Criação de espaços virtuais de interação de alunos brasileiros e estrangeiros.
  • Alianças estratégicas de cooperação entre universidades europeias.
  • Desenvolvimento de programas e cursos conjuntos com parceiros internacionais. Programas do tipo “E-learning”.
  • Oferta conjunta de cursos para instituições estrangeiras e o Labomar/UFC.

Além de promover maior mobilidade de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, essas parcerias também têm o potencial de impactar o desenvolvimento curricular em programas de ensino colaborativo e redes de pesquisa.

Estiveram presentes na reunião:

• José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque (reitor)
  • José Glauco Lobo Filho (vice-reitor)
  • Augusto Teixeira de Albuquerque (pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional)
  • Sergio Rossi (prof. visitante)
  • Maria Ozilea Bezerra Menezes (diretora do Labomar)
  • Lidriana de Souza Pinheiro (vice-diretoria do Labomar)