Publicado o volume 54.1 da revista Arquivos de Ciências do Mar

Data de publicação: 25 de maio de 2021. Categoria: Notícias

Foi publicado, em 19 de maio, no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Ceará, o número um do volume 54 da revista do Labomar, ano 2021, Arquivos de Ciências do Mar.

Neste número, no Obituário, faz-se um reconhecimento à vida e à carreira de Carolus Maria Vooren (14.11.1941-12.3.2021), que foi professor e pesquisador no Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande. Vooren atuou na área de Ecologia, Biologia e Dinâmica Populacional de Condrictes e Aves Marinhas, sendo pioneiro nos estudos desses dois grupos de animais no Brasil.

O volume 54.1 apresenta 10 artigos científicos originais e 1 artigo de revisão. Diferentes temas das Ciências Marinhas são abordados em estudos realizados desde a costa do Pará até o Rio Grande do Sul, os quais trazem importantes contribuições para o conhecimento da biodiversidade e da conservação e uso sustentável de nossos recursos.

Ainda neste número, a riqueza da fauna, a pesca e comercialização de peixes, os crustáceos e os moluscos foram caracterizados e avaliados em diferentes artigos originais. Da mesma forma, a biologia populacional da espécie comercial de camarão Pennaeus subtilis e do siri Callinectes danae foi abordada em outros três artigos. A maioria desses estudos foi realizada na costa amazônica, onde, apesar da pesca ser de grande importância para o consumo e a comercialização locais, ainda é escasso o conhecimento das espécies exploradas. A importância dessas contribuições científicas dos pesquisadores para a região merece ser destacada.

O derramamento de petróleo sobre as praias do litoral brasileiro, especialmente na costa nordestina, ocorrido em 2019, foi abordado em um estudo que registrou a mortalidade de holotúrias (pepino-do-mar), relacionando-a ao impacto agudo do recobrimento por óleo do litoral da Bahia. A presença de microplásticos em praias no litoral norte do Rio Grande do Sul também foi avaliada em um artigo, apontando que não somente o grau de urbanização, mas também a interação continente-oceano contribuem com mais esse impacto sobre os ambientes costeiros.

Por fim, um artigo de revisão, no qual uma revisão sistemática de literatura (RSL) foi realizada abordando o uso de telemetria acústica no monitoramento da movimentação de peixes e sua aplicação em Áreas Marinhas Protegidas (AMPs). Esse estudo destaca a relevância e eficiência desse método, porém aponta para a escassez de sua aplicação no Brasil.

Assim, buscando contribuir com informação científica de qualidade, atualizada e conectada com os principais temas da área das Ciências do Mar, os Arquivos de Ciências do Mar vêm trabalhando, desde sua criação em 1961. Completando 60 anos de existência em 2021, este periódico científico, pertencente a uma instituição pública, a Universidade Federal do Ceará, e ligado a um instituto de pesquisa, o Instituto de Ciências do Mar, vem sobrevivendo às adversidades e sendo fiel a sua missão de contribuir, de forma acessível e confiável, com a ciência brasileira.

Acesse aqui a revista na íntegra.

Fonte: Editorial da revista Arquivos de Ciências do Mar.