Reunião entre professores do Labomar e técnicos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU)

Data de publicação: 27 de janeiro de 2022. Categoria: Notícias

Realizou-se, no dia 20 de janeiro, uma reunião entre os professores Luis Ernesto Arruda, Marcelo Moro, ambos do Labomar/UFC, e os técnicos da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para debaterem sobre como auxiliar na identificação de áreas de manguezal degradadas para fins de fiscalização. A SPU tem como uma de suas atribuições preservar os bens da União, incluindo os bens naturais, como praias e manguezais, necessitando, muitas vezes, caracterizar as áreas onde se encontram ocupações para determinar se agridem ou não os ambientes naturais. Uma das dificuldades dos técnicos é a identificação de áreas que foram, no passado, de manguezal, e que se encontram antropizadas. Na oportunidade, os professores do Labomar explanaram sobre como realizar uma análise forense para identificação de intervenções antrópicas que possam ter levado áreas de manguezal à degradação e como identificar espécies de mangue. Ficou acertado uma ida ao campo para um treinamento sobre como identificar espécies de mangue, bem como determinar áreas de transição entre o manguezal e os ecossistemas adjacentes.