UFC e UniSalento firmam Acordo de Cooperação Internacional

Data de publicação: 24 de junho de 2021. Categoria: Notícias

As universidades são os principais centros de pesquisa científica. E sua tarefa é processar criticamente e promover a disseminação do conhecimento científico, com o estabelecimento de uma relação de cooperação e intercâmbio científico, tecnológico e cultural com outras instituições. Baseadas nesses princípios, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Università del Salento (UniSalento), da Itália (Lecce), firmam o Acordo de Cooperação Internacional.

Assim, a internacionalização da UFC segue com novos programas e contatos, cultivando esse espírito de colaboração e expansão de conhecimentos tão essencial em um mundo globalizado. Neste momento, conclui-se um processo de cooperação há muito esperado entre a UFC e a UniSalento. Nesse acordo, além do intercâmbio entre professores, estudantes e técnicos e da possibilidade de colaborações científicas, será estimulado um convênio para criação de uma plataforma de ensino a distância onde os estudantes das duas universidades possam cursar as mesmas disciplinas em lugares diferentes, ampliando, dessa forma, a visão de diferentes temas da atualidade.

O Labomar e o Dipartimento di Scienze e Tecnologie Biologiche ed Ambientali (UniSalento) estão na vanguarda desse projeto, criando os espaços  necessários para executar esse tipo de curso híbrido, em parte remoto e em parte presencial. Nessa ocasião, serão iniciados estudos relacionados às Ciências Marinhas e Ambientais, tendo sempre presente não só a diversidade dos ecossistemas, mas também a diversidade cultural.

Esse Acordo de Cooperação Internacional será celebrado de forma virtual no dia 25 de junho de 2021, sexta-feira, às 11h, com a presença dos reitores das duas universidades, prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, da UFC, e prof. Fabio Pollice, da UniSalento. Participam ainda do encontro a vice-reitora de Asuntos Internacioales da UniSalento, profa. Rosita D’Amora; o vice-reitor da UFC, prof. Glauco Lobo Filho; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prointer) da UFC, prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; o coordenador de Convênios Internacionais da Prointer, prof. Rodrigo Rego; o diretor do Dipartimento di Scienze e Tecnologie Biologiche ed Ambientali da UniSalento, prof. Ludovico Valli; a diretora do Labomar/UFC, profa. Maria Ozilea Bezerra Menezes; e o professor associado da Università del Salento e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar/UFC, Sergio Rossi.

Fonte: Sergio Rossi, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Labomar/UFC.