UFC lança nova versão do Guia de Fontes, que facilita o contato entre profissionais de imprensa e professores

Data de publicação: 8 de abril de 2021. Categoria: Notícias

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) da Universidade Federal do Ceará lançou, nesta quinta-feira (8), a nova versão do Guia de Fontes. Trata-se de uma ferramenta on-line cujo objetivo é auxiliar profissionais de imprensa na busca por fontes qualificadas de informação (no caso, professoras e professores da UFC), a fim de dar mais respaldo e credibilidade às matérias jornalísticas produzidas diariamente.

A ideia é contribuir para que o conhecimento gerado na universidade seja compartilhado com a sociedade em temas de interesse público. Para isso, o site do Guia de Fontes ‒ desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC ‒ já conta com 800 professores catalogados, que se dispuseram a participar da iniciativa. Esse número deverá aumentar nos próximos meses e anos, pois o projeto segue em andamento, e em breve algumas unidades acadêmicas ainda terão seus professores incluídos no guia.

A ferramenta possui um banco de dados com informações acadêmicas e profissionais dos docentes, como nome completo, unidade de lotação, ano de ingresso como professor da universidade, última titulação, link para o currículo Lattes e temas sobre os quais pode falar à imprensa (em entrevistas e artigos de opinião, por exemplo).

Também há informações de contatos (e-mail e telefone) ‒ neste caso, porém, as informações não ficam disponíveis publicamente, e apenas jornalistas cadastrados poderão ter acesso a elas. A validação de cadastros é feita pela equipe da UFC Informa.

“A imprensa sempre foi um público estratégico para a UFC, pois a Universidade sabe o quanto é importante contribuir, através de nosso quadro de docentes, com temas de interesse público. Por isso, o Guia de Fontes pretende auxiliar os profissionais de jornais, TVs, rádios e portais, entre outros meios, no sentido de levar informação de qualidade à sociedade”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da UFC, profª Cláudia Buhamra.

Iniciado nos anos 2000, o Guia de Fontes teve algumas edições impressas e, depois, uma seção no Portal da UFC, que foi posteriormente desativada. A ideia agora é que, com uma plataforma mais moderna, a ferramenta tenha atualização mais frequente. Para isso, a UFC Informa conta com a parceria da STI e também da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

COMO FUNCIONA ‒ A principal forma dos profissionais de imprensa navegarem pelo guia é através do campo de busca, que fica em evidência na página inicial. O mais indicado é inserir na busca uma ou mais palavras referentes ao tema para o qual se procura uma fonte, ou termos referentes a uma área de conhecimento específica. Exemplos: “arte”, “matemática”, “violência”, “economia”, “mobilidade urbana”, “história”, “meio ambiente” etc. É possível também pesquisar pelo nome do professor ou professora, seja completo ou em partes. Ao pesquisar pelo nome “João”, por exemplo, aparecerão todos os docentes cadastrados no guia em cujos nomes consta “João”.

Após a busca, aparece uma lista de professores de acordo com o termo pesquisado. Nessa lista, é possível, inicialmente, ter acesso apenas a alguns dados dos docentes. Para visualizar todas as informações, é preciso fazer login no site ou, caso ainda não seja cadastrado, solicitar o acesso à UFC Informa. Após a verificação e validação das informações, o usuário recebe um e-mail com os dados de acesso à ferramenta.

Caso o usuário não encontre as fontes ou outras informações que deseja, deve entrar em contato com a equipe da UFC Informa, através do e-mail ufcinforma@ufc.br. O contato via e-mail também continua sendo necessário no caso de demandas institucionais, que requerem dados oficiais da UFC ou posicionamento da universidade sobre determinado assunto.

Mais informações sobre a plataforma, direcionadas principalmente aos profissionais de imprensa, estão na seção “Sobre o Guia“, que conta ainda com orientações para uso responsável da ferramenta e uma área de perguntas frequentes.

PARA DOCENTES ‒ Professores que ainda não foram catalogados e desejam fazer parte do guia podem preencher um formulário eletrônico com suas informações no próprio site. A equipe da coordenadoria verifica as informações e, após contato com o docente, inclui os dados na plataforma.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) ‒ e-mail: ufcinforma@ufc.br